Centro Histórico de São Luís, conhecido como Reviver, compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 3000 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1400 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.

A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa. As plantas são em “L” ou em “U”, com grandes telhados e venezianas.

Centro Histórico de São Luis

Os prédios arquitetônicos constituem-se de sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas).

Entre as edificações históricas a serem destacadas, encontram-se o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e muitos outros.

Centro Histórico São Luís Pontos Turísticos

  • Casa de Nhozinho – Museu que homenageia o artesão maranhense Nhozinho. Localizado na Rua Portugal, abre de terça a Sabado das 08h às 13h e das 15h30 às 19h e aos doimgos das 08h às 13h com entrada gratuita.
  • Casa do Maranhão – Museu localizado na rua do Trapicha, abre de terça a Sábado das 09h às 17h e aos domingos das 09h às 13h
  • Praça Dom Pedro II e Praça Benedito Leite – Na Praça é possível conhecer outros pontos como o Tribunal de Justiça, Palácio de La Ravardiére, Museu de Arte Sacra e Igreja da Sé. Em
    seguida visite a Praça Benedito Leite, onde fica localizado o histórico Palácio do Comércio, atual sede da Associação Comercial do Maranhão e antigo Hotel Central.
  • Museu de Artes Visuais – fica localizado na rua Portugal e funciona de terça a sexta das 09h às 17h, sábado das 09h às 16h e domingos das 09h às 14h.
  • Mercado das Tulhas – ocupa um quarteirão inteiro com inúmeros restaurantes com variedades de peixes, frango, carne assada, tortas e aos finais de semanas você encontra mocotó e sarrabulho.
  • Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão – localizado na rua Giz, onde são espostas peças pré-históricas, réplicas e miniaturas de dinossauros. O museu funciona de Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.
  • Praça João Lisboa – Ambiente agradável e arborizado onde é possível visitar a Igreja do Carmo, que pertence aos Capuchinhos.
  • Re-o-cupa – Casarão, na Rua Afonso Pena, que funciona como um centro de cultura. Entrada gratuita e funciona de segunda, quarta e quinta das 16h às 22h e Sábados das 12h às 19h20.
  • Museu Histórico e Artístico do Maranhão – Situado na Rua do Sol, funciona de terça a sexta das 09h às 17h, sábados das 09h às 16h e domingos das 09h às 14h
  • Fonte Ribeirão – Conhecido por ser a morada da cabeça da serpente lendária. É possível fazer um passeio entre as passagens subterrâneas da fonte aos domingos, além disso, à noite é possível acompanhar atrações culturais.
  • Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – Exposições fotográficas e de artes plásticas, além de livraria e do Teatro Alcione Nazaré.
  • Vida Noturna – São bares como o Senzala, Cafofinho da Tia Dica e Bar da Faustina e inúmeras casas noturnas para aproveitar a noite.

Centro Histórico São Luís a Noite

A noite é movimentada em diversas partes de São Luís. O ritmo, porém, é um só: reggae – seja nos bares, nas barracas de praia ou nos clubes. Os espaços mais concorridos são o Roots Bar, no Centro Histórico (R. da Palma, 85), nas noites de sexta; o Bar do Nelson, no finzinho da Av. Litorânea, no Calhau (sábado); e o Chama Maré, escondido no canto esquerdo da Ponta d’Areia, no domingo.
Já no Centro Histórico – em especial na Rua Portugal, bares e restaurantes instalados em sobrados e casarões espalham suas mesas pela calçada e o som costuma ser mais eclético. As happy hours começam a movimentar a área no meio da semana, mas o agito fica maior nas noites de sexta e sábado. Ouro point noturno da capital é a Lagoa da Jansen, com bares e pizzarias.

Horário de Funcionamento Centro Histórico em São Luís

  • 24 horas

Endereço Centro Histórico em São Luís

  • Tv. Boa Ventura, 26 – Centro – São Luís – MA

Outras informações e site

Mapa de localização

Centro Histórico de São Luis
Rate this post