A Travessia São Luís-Alcântara é um sistema de embarcações do tipo balsa que faz o transporte de pessoas e veículos entre os municípios de São Luís e Alcântara, no Golfão Maranhense.

Atualmente, a ilha de Upaon Açu possui uma única ligação via transporte rodoviário, através da ponte Marcelino Machado sobre o Estreito dos Mosquitos, na BR-135, sendo o transporte por ferry boat uma alternativa para quem deseja fazer a travessia entre a ilha e o continente, além de ser a única que permite o transporte de veículos sobre embarcações.

FerryBoat São Luis

Histórico

A travessia por balsas cruzando a Baía de São Marcos foi inaugurada nos anos 1970. As viagens pelos ferry boats, veículos maiores e mais modernos, começaram a ser feitas em 1988 e, em 2018, completaram 30 anos, transportando pessoas, veículos leves, ônibus, caminhões e mercadorias entre as duas cidades. A travessia se caracteriza por ser a ligação mais curta para o escoamento de produtos para a Baixada Maranhense, além de ser uma importante alternativa de ligação entre São Luís e Belém.

Possui aproximadamente 20 quilômetros, que são percorridos em pouco mais de 1 hora e meia pelas balsas. O serviço também beneficia cerca de 35 municípios e 2,5 milhões de habitantes que residem nestes locais. O uso da embarcação reduz a viagem São Luís/Baixada Maranhense em até 350 Km. O serviço pode ser uma opção economicamente viável em comparação ao uso da BR-135, reduzindo os custos de manutenção da via, os congestionamentos e consequente poluição.

Frota

Na década de 1990, o único ferry a ligar São Luís e o Cujupe era o “Itaúna” da Internacional Marítima, inaugurado em setembro de 1995. Hoje, várias outras embarcações fazem a mesma travessia.

Para o Transporte de Passageiros e Cargas, a Servi-porto possui: Ferry Boat Tutóia, Ferry Boat Baía de São José e Ferry Boat Araioses, com capacidade para mais de 1000 passageiros e 70 veículos, em média, por embarcação. A Internacional Marítima possui o: Ferry Boat Alcântara, Ferry Boat Baía de Marcos I, Ferry Boat Cidade de Cururupu e Ferry Boat Cidade de Pinheiro, além do Ferry Boat Itaúna.

Diariamente, são realizadas 12 viagens no sentido Ponta da Espera-Cujupe e vice-versa, podendo ser feitas viagens extras em dias de maior movimento, como nos feriados, somando até 20 viagens.

Horário de Funcionamento Ferry Boat  em São Luís

  • 24 horas

Endereço e Telefone Ferry Boat  em São Luís

  • Terminal Ponta da Espera – São Luís – MA
  • Telefone: (98) 98142-7672

Outras informações e site

Mapa de localização

Ferry Boat São Luis
5 (100%) 1 voto