O Mercado Central São Luis está localizado no Centro Histórico de São Luís e foi construído em 1864.  O Mercado Central tem grande importância nas compras de produtos alimentícios, mas, também, como ponto de encontro entre amigos por ser uma mistura de sabores, cheiros, cores e artes. É um prédio de arquitetura muito simples, um galpão subdividido em boxes e corredores que ao longo dos anos teve sua estrutura modificada e deteriorada, tanto que hoje precisa urgentemente de reformas estruturais.

Ali se encontra o que de mais peculiar o ludovicense tem em suas raízes: frutas e bebidas regionais, doces caseiros, plantas medicinais, caças, grãos, carnes, legumes, hortaliças e artesanatos. Os feirantes/comerciantes apresentaram uma média de idade de 40 anos, na sua maioria residem em áreas urbanas e que vendem produtos oriundos, principalmente, de outros Estados. Quanto aos consumidores, detectou-se que possuem idade média de 43 anos e que são moradores de diversos bairros e que são atraídos para este espaço pelo preço baixo. Concluímos que apesar das deficiências, o Mercado Central possui alta rotatividade de consumidores.

Mercado Central São Luis

Nos últimos anos presenciou-se em São Luís uma maior urbanização, modificações no número e na apresentação dos supermercados, aumento da renda e chegada de muitas pessoas de outros Estados com hábitos e exigências diferentes dos habitantes locais. Como consequência, alguns espaços destinados à venda de alimentos se multiplicaram e se modernizaram, e com isso, houve uma diminuição de consumidores nos mercados públicos. Pesquisas recentes demonstram que dentre as razões que tem afastado os consumidores dos mercados públicos, estão: poucas opções de produtos; segurança no local; qualidade do produto; falta de higiene, dentre outros.

História do Mercado Central de São Luis

O Mercado Central de São Luís foi fundado em 1864. Entretanto, o prédio original foi demolido e reconstruído pelo interventor Paulo Ramos, em 1939, através de um programa sanitarista, sendo entregue à população em 12 de maio de 1941. Foi chamado durante muito tempo de Mercado Novo, em razão dessa reconstrução. O lugar também já foi chamado de Largo do Açougue Velho, pela existência de um curtume que tinha vinculo com o curral municipal, na década de 40. No local, já funcionou o antigo gasômetro, que abastecia os postes de iluminação pública de todo centro da cidade.

Estrutura do Mercado Central de São Luis

Existem cerca de 450 estabelecimentos no Mercado Central de São Luís, mantendo direta e indiretamente cerca de mil trabalhadores, gerando renda para quase dois mil e quinhentas pessoas.

O Mercado é bastante procurado pela grande variedade de produtos comercializados. É possível encontrar: frutas e bebidas regionais, doces caseiros, ervas, plantas medicinais, grãos, além de carnes, aves, peixes, mariscos, legumes, hortaliças, artesanato em palha, couro e madeira, gaiolas, vassouras, funis, entre outras coisas.

Há um projeto de reforma do Mercado Central pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do PAC Cidades Históricas, previsto para 2017. Dentre as propostas, estaria a setorização dos serviços e produtos oferecidos pelos feirantes, dando maior espaço, conforto e mobilidade para vendedores e clientes. A obra, no entanto, ainda não foi iniciada

Horário de Funcionamento Mercado Central em São Luís

  • Segunda a Sexta das 05h às 17h30 / Sábado e Domingo das 06h às 12h30

Endereço e Telefone Mercado Central em São Luís

  • Av. Guaxenduba, 01 – Centro – São Luís – MA
  • Telefone: não informado

Mapa de localização

Mercado Central São Luis
5 (100%) 1 voto