Porto do Itaqui é um porto brasileiro localizado na cidade de São Luis, no estado do Maranhão. O Porto São Luis é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil (atrás apenas da Ilha de Maracá), podendo ultrapassar sete metros. Os projetos para a construção de um porto na área onde hoje se encontra o porto do Itaqui datam de 1918, no entanto, as obras nunca foram iniciadas e, somente após novos estudos realizados pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis em 1960, a construção das primeiras acostagens.

O Itaqui é o 11º no ranking geral e o sexto entre os portos públicos em movimentação de cargas. A profundidade de seu canal de acesso é de 23 metros.

Porto São Luis

O Porto de Itaqui movimenta anualmente milhões de toneladas de carga, sendo um importante corredor logístico para o Centro-Oeste do país. Entre os principais produtos movimentados no ano de 2017 estão: a soja, milho, fertilizantes, cobre, carvão, ferro-gusa ,clinquer+escória, manganês, arroz, granéis líquidos importados, soda cáustica, etanol e GLP, totalizando uma movimentação anual de 17.140.470 de toneladas. A Ferrovia Norte-Sul, em Estreito, por onde são transportados grãos e celulose com destino ao Porto do Itaqui.

O Porto do Itaqui está localizado no interior da Baía de São Marcos e seu acesso hidroviário não conta com a formação de barra. O canal acesso possui profundidade natural mínima de 23 metros, largura aproximada de 500 metros e comprimento de 101 km. Um dos grandes diferenciais do porto é a sua localização próxima dos mercados da Europa, América do Norte e do Canal do Panamá, por onde é possível alcançar mais rapidamente os países da Ásia.

Porto São Luís Comunidade Portuária

Portos funcionam como grandes condomínios logísticos, abrigando diversos players. A gestão de todo esse complexo exige a convergência de esforços de diferentes órgãos e autoridades. Saiba mais sobre o funcionamento do Porto do Itaqui.

  • Emap-Autoridade Portuária: A autoridade portuária é a gestora das operações nos portos organizados. Dentre outras atribuições, compete a autoridade portuária: Fiscalizar a operação portuária, zelando pela realização das atividades com regularidade, eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente; Autorizar a entrada e saída, inclusive atracação e desatracação, o fundeio e o tráfego de embarcações na área do porto, ouvidas as demais autoridades do porto;

No Porto do Itaqui, a autoridade portuária foi delegada do Governo Federal ao Governo do Estado em 2001 e é desempenhada pela EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária empresa pública, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira.

  • Capitania dos Portos – Autoridade Marítima: Órgão subordinado à Diretoria de Portos e Costas, do Ministério da Marinha do Brasil, competindo-lhe a regulamentação de assuntos referentes à navegação, pesca, praias etc., com base no Regulamento do Tráfego Marítimo e nas convenções internacionais firmadas pelo país.
  • ANTAQ: Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ é responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.
  • Anvisa: É a autoridade sanitária. Autoridade competente no âmbito da área da saúde com poderes legais para estabelecer regulamentos e executar licenciamento (habilitação) e fiscalização de cargas.
  • Policia Federal: Exerce as funções de polícia marítima e de fronteira, destinando-se, dentre outros, a prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, revenir e reprimir o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência.
  • Receita Federal: As competências da Receita Federal do Brasil são, dentre outras, a administração dos tributos internos e do comércio exterior; repressão ao contrabando e descaminho, no limite da sua alçada; gestão e execução dos serviços de administração, fiscalização e controle aduaneiro.
  • Armador: Denomina-se aquele que física ou juridicamente, com recursos próprios, equipa, mantém e explora comercialmente as embarcações mercantis. É a empresa proprietária do navio que tem como objetivo transportar mercadorias.
  • Operadoras Portuárias: Pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área do porto organizado. A pré-qualificação do operador portuário será efetuada perante a administração do porto, conforme normas estabelecidas pelo poder concedente.
  • Agências Marítimas: As agências marítimas representam o armador do navio. O agente marítimo é aquele que representa legalmente uma empresa de navegação, estando apto a solicitar os vários serviços portuários dentro das diversas modalidades do sistema e de serviços de outra natureza. TRABALHADORES PORTUÁRIOS AVULSOS O trabalhador portuário avulso é aquele habilitado a execução do trabalho portuário, devidamente inscrito no cadastro ou registro do Órgão Gestor de Mão de Obra portuário.

Complexo Portuário do Itaqui Navios Atracados

Você pode visualizar os navios atracados no porto pelo site.

Vagas Porto São Luís – Trabalhe Conosco

O Porto São Luís disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Porto em São Luís

  • 24 horas

Endereço e Telefone Porto em São Luís

  • São Luís – MA
  • Telefone: (98) 3216-6000

Outras informações e site

Mapa de localização

Porto São Luis
5 (100%) 1 voto