TV Cidade São Luis

TV Cidade é uma emissora de televisão brasileira sediada em São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera no canal 6 (36 UHF digital), e é afiliada à RecordTV.

Pertence ao Grupo Cidade de Comunicação, do qual também fazem parte a Cidade FM, a Rádio Capital e o portal SuaCidade.com.

TV Cidade São Luis

TV Cidade São Luis História

Em 1977, o MiniCom lança uma concorrência para uma nova emissora de TV em São Luís, onde participaram o Grupo Vieira da Silva, do então deputado federal pela ARENA, Raimundo Lisboa Vieira da Silva, e o Sistema Verdes Mares, do empresário cearense Edson Queiroz. Paralelamente ligado à família Sarney, e tendo inclusive apoiado a candidatura de João Castelo para governador do Maranhão em 1978, Vieira da Silva, que já era proprietário da Companhia Telefônica do Maranhão (COTEMA) desde a década de 1960 e havia adquirido recentemente a Rádio Ribamar (hoje Rádio Capital) de Gérson Tavares, buscava favorecimento político para conseguir a concessão. Em 15 de maio de 1979, o Grupo Vieira da Silva venceu a concorrência, e anunciou que colocaria a emissora no ar em até 12 meses, o que acabou não ocorrendo.

TV Ribamar (1981-1993)
A TV Ribamar foi oficialmente fundada por Raimundo Vieira da Silva em 8 de setembro de 1981, data do aniversário de 369 anos da cidade de São Luís, através do canal 6 VHF. Tendo como afiliação a Rede Bandeirantes, era a segunda emissora comercial da cidade, que até então só possuía a TV Difusora (afiliada a Rede Globo) e a TVE Maranhão, pertencente ao governo estadual.

Em 1985, frente aos altos custos de se manter uma emissora de TV, Vieira da Silva buscou empréstimos em ienes e também financiamentos com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste para sanar as dívidas da emissora. No entanto, acabou acumulando mais dívidas, e sem ter como quitar os débitos, negociou a venda de 50% das ações da emissora e das demais empresas do atual Grupo Cidade de Comunicação com o então governador do estado, Luiz Rocha. Rocha só viria a tomar parte das suas ações em 1989, tendo neste meio-tempo passado elas para Luís Pires, um empresário laranja tocantinense, pois não teria como justificar os recursos financeiros utilizados para comprar 50% das ações, sendo governador.

TV Cidade (1993-presente)
Em 8 de setembro de 1993, 12 anos após sua fundação, a emissora passa a se chamar TV Cidade, ao mesmo tempo em que sua co-irmã Cidade FM completava 10 anos de fundação. Durante a década de 1990, a emissora investe em novos equipamentos e na melhoria da qualidade do sinal, ampliando sua cobertura para mais municípios do norte do estado.

Em 2000, após quase 19 anos de afiliação com a Rede Bandeirantes, os proprietários da emissora começam a negociar afiliação com a Rede Record, que por sua vez era retransmitida pela TV São Luís desde 1997, e não estava satisfeita com o desempenho da afiliada. À medida em que a TV Cidade e a Band não renovam contrato, a emissora assina com a Record, mesmo já havendo a TV São Luís de afiliada, e a partir daí se inicia uma disputa entre as duas emissoras pelo sinal da rede paulistana.

Na madrugada de 13 de agosto, findado o contrato, a Rede Bandeirantes passa a ter seu sinal retransmitido pela TV Praia Grande, e a TV Cidade, ainda no impasse com a TV São Luís, acaba saindo do ar por não haver uma rede de televisão para transmitir. A Rede Record liberou então o sinal da Rede Mulher para que o canal pudesse restabelecer suas transmissões até que se resolvesse o impasse.

Em 1º de setembro, após 20 dias fora do ar, a TV Cidade retomou suas transmissões transmitindo o sinal da Rede Mulher. Os proprietários, porém, anunciavam que a afiliação seria provisória, pois não viam na Rede Mulher uma emissora competitiva, devido ao excesso de programas da IURD e também pela programação própria que não dava audiência. Em 20 de novembro, a emissora passou então a retransmitir a RedeTV!, que dois meses antes era retransmitida pela TV Praia Grande.

Em 2001, além da disputa com a TV São Luís, começam a haver também problemas administrativos na emissora e no Grupo Cidade de Comunicação. Luiz Rocha, sócio do grupo desde 1985, morre em 8 de março aos 63 anos, e sua esposa Terezinha Rocha e o filho Roberto Rocha assumem as suas cotas. Algumas semanas depois, com o falecimento da esposa de Raimundo Vieira da Silva e também acionista Maria do Rosário, os filhos Marco Antônio, Fabiano e Paulo Sérgio começam a se desentender com o pai pelo controle da emissora, e acabam indo à justiça para tentar interditar-lo sob a alegação de que ele não podia tomar conta da empresa em razão da sua saúde. Em 2002, após uma confusão entre ambos dentro da sede da emissora, os funcionários da TV Cidade tiram a emissora do ar por algumas horas como forma de protesto e também denúncia pelo seu sucateamento.





Vieira da Silva então procura o auxílio da família Rocha para administrar a empresa. Terezinha Rocha e Roberto Rocha, os herdeiros do espólio de 50% que cabia a Luiz Rocha, são legalizados como os novos sócios da empresa, após terem negociado também mais 25% da ações, enquanto os filhos de Vieira da Silva entram na justiça exigindo reintegração de posse, por alegarem que havia uma decisão de partilha previamente elaborada declarando que possuíam direto à 50% das ações da emissora, e ganharam a causa. Já em 2003, após se reconciliar com os filhos, Vieira da Silva volta atrás na sua decisão de venda de 25% das cotas, e entra na justiça para anular a divisão feita com a família Rocha em 2002. Após conseguir a anulação, a TV Cidade e as demais empresas do Grupo Cidade de Comunicação voltaram a ficar divididas meio-a-meio entre os Vieira da Silva e os Rocha, tendo cada um 50% das ações.

Na madrugada de 1º de abril de 2004, a TV Cidade deixava de transmitir a programação da RedeTV! e passava a ser a nova afiliada da Rede Record, ao mesmo tempo em que a TV São Luís passava a retransmitir a RedeTV! com o fim do seu contrato com a rede de Edir Macedo. A partir daí, a emissora que já se encontrava sucateada e com poucos investimentos começa a se reerguer, com a instalação de um novo transmissor, que permitiu a expansão da sua área de cobertura e a compra de novos equipamentos, além da reformulação e estreia de novos programas na segunda metade da década.

Em 30 de julho de 2007, Raimundo Vieira da Silva morre aos 85 anos, e seus filhos assumem o controle acionário do Grupo Cidade de Comunicação, sendo Marco Antônio Vieira da Silva o novo presidente, e Fabiano e Paulo Sérgio, respectivamente, vice-presidente e diretor de televisão. Neste mesmo ano, a emissora inicia sua expansão para o interior do estado, com a implantação de retransmissoras via satélite e a parceria com outras emissoras. Em 8 de setembro, a emissora coloca no ar seu website, que no ano de 2011, passou a se chamar SuaCidade.com. Nesse mesmo ano, em comemoração aos seus 30 anos, a emissora reformula sua identidade visual, passando a adotar um novo logotipo.

TV Cidade São Luis Sinal Digital

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 10 de junho de 2010, sendo a segunda emissora da Grande São Luís a operar com o sinal digital. As operações foram iniciadas com um transmissor de 2,5 kW emprestado pela Rede Record. Como no início a emissora não possuía um master preparado para a nova tecnologia, o sinal analógico do canal 6 VHF era provisoriamente espelhado no sinal digital, em 480i widescreen.

Em 15 de outubro de 2011, a emissora transmitiu suas primeiras imagens em alta definição, com a transmissão de alguns dos eventos esportivos dos Jogos Pan-Americanos de 2011, exibidos pela Rede Record. A programação local continuou a ser transmitida em widescreen até 25 de outubro, quando foi reajustada para o 4:3.

Em 29 de março de 2012, após emitir avisos durante a programação, a emissora retirou o seu sinal digital do ar para a instalação de um novo transmissor com 10 kW de potência. Após a troca, o sinal digital voltou a operar às 18h do dia seguinte. Em 25 de agosto de 2013, a emissora passou a exibir todos os seus programas e telejornais em alta definição, se tornando a segunda emissora da Grande São Luís a exibir a programação neste formato.

Transição para o sinal digital
Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Cidade, bem como as outras emissoras de São Luís e região metropolitana, cessou suas transmissões pelo canal 06 VHF em 28 de março de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. A emissora encerrou as transmissões às 23h59, durante o Dancing Brasil. Foi um exibido um vídeo institucional da ABRATEL apresentado por Fábio Porchat, sendo após alguns instantes com a imagem frisada inserido o slide do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Vagas TV Cidade São Luís – Trabalhe Conosco

A TV Cidade São Luís disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento TV Cidade em São Luís

  • Programação 24 horas

Endereço e Telefone TV Cidade em São Luís

  • R Deputado Raimundo Vieira Silva, s/n – Centro – São Luís – MA
  • Telefone: (98) 3212-3281

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.